Treinamento para Consultas com SQL Server – Parte 1 – Elementos Básicos

Introdução

Quais são os elementos mínimos necessários para realizar uma consulta para recuperar dados de tabelas armazenadas e gerenciadas em um banco de dados SQL Server? Este post mostra quais.
Para recuperar os dados do banco de dados a linguagem SQL possui uma linguagem bem sucinta que envolve as seguintes etapas:
Ação Instrução SQL
Definição de quais colunas ou dados serão recuperados do banco de dados SELECT <nome das colunas>
Especificação das tabelas de onde se originam as colunas FROM <tabela 1>, <tabela 2>, ..., <tabela n>
JOIN <tabela relacionada> ON <condições>
Filtros a serem usados para restringir quais dados devem ser recuperados <Opcional> WHERE <cláusula 1> AND | OR | IN | EXISTS <cláusula 2> … <cláusula n>
Para realizar a filtragem, as condições usam os operadores “=”, “>”, “<”, “<>”, IN, LIKE
Estes serão abordados com detalhes à frente.

Especificação de ordenação <Opcional> ORDER BY <coluna 1>, <coluna 2>, …, <coluna n>
Assim, considere a seguinte tabela:
Tabela
A tabela Person armazena dados gerais sobre cada pessoa dentro do banco de dados. Está vinculada com o schema[1] PERSON que agrupa as tabelas relacionadas com identificação de pessoas dentro do banco de dados.
No exemplo abaixo, a consulta recupera todos os registros onde o campo LastName seja igual a “Smith” trazendo os campos:
  1. Title (título)
  2. FirstName (primeiro nome)
  3. MiddleName (nome do meio)
  4. ModifiedDate (data de modificação)
E os ordenando pelo título. A consulta fica da seguinte forma:
select title, FirstName, MiddleName, ModifiedDate 
from Person.Person 
where LastName = 'Smith' 
order by title

Esta consulta produz um resultado demonstrado na figura a seguir:
Resultado1

Alerta sobre desempenho
Ao trazer todas as colunas com o asterisco “*” o banco precisa primeiramente descobrir quais colunas deverão ser trazidas e encontrar uma ordem para enviar os resultados. Isto acarreta perda de desempenho e deve ser evitado sempre.

A tabela PERSON, como foi explicado, faz parte do schema de mesmo nome, por isso foi nomeada da seguinte forma:

from person.person 

O SQL Server não faz distinção de letras maiúsculas ou minúsculas na sintaxe dos comandos. Assim é possível usar “Select”, “SELECT”, “SeLEct”.
É possível também renomear as colunas ao trazer os resultados para, por exemplo, exibir em uma planilha do Excel ou qualquer documento do Office, basta, após o nome da coluna incluir um ALIAS usando o termo “AS”. Veja, no exemplo a seguir, como poderíamos traduzir os nomes das colunas da consulta anterior.

select title as Título
  ,FirstName as [Primeiro nome]
  ,MiddleName [Nome do meio]
  ,LastName [Sobrenome]
  ,ModifiedDate [Data da última alteração]
from Person.Person 
where LastName = 'Smith' 
order by title

Como pode ser observado, é possível usar caracteres acentuados como nomes de colunas. Se quiser que os rótulos para os campos contenham espaços, use os colchetes como delimitadores de nomes de colunas para que não ocorra um erro ao executar. O resultado desta consulta pode ser conferido na figura a seguir.
resultado2
Dependendo das configurações do banco de dados, ao filtrar os resultados usando a cláusula WHERE poderá haver diferença entre maiúsculas e minúsculas e acentos. Verifique isto ao executar as consultas.
Para ordenar os resultados com a cláusula ORDER BY é necessário que a coluna esteja especificada no SELECT.
Alerta sobre desempenho
A instrução ORDER BY impacta no tempo de execução de uma consulta. Dependendo do número de registros retornados pode causar uma demora excessiva, caso os índices não estejam corretamente configurados.

Até o próximo post!


[1] No SQL Server os schemas são agrupadores criados para simplificar acesso às tabelas e também facilitar o gerenciamento destas. Todas as tabelas de um schema são precedidas pelo nome deste, separado por um ponto e o nome da tabela.