Dicas para Microsoft SQL Server LocalDB - Número 2 - Como restaurar backup

Pode ser que para alguns profissionais este foco que eu venho dando neste recurso do Microsoft SQL Server pareça um pouco exagerado, afinal, é um recurso bem simples e que não oferece muitas funcionalidades além daquelas já presentes nas edições EXPRESS com a desvantagem de que somente tem uso em aplicações locais já que sua conectividade pela rede é limitada.

Este fato é uma realidade e também é real outro fato: o de que é uma escolha a ser considerada por desenvolvedores de software e aplicações web e serviços de pequeno porte pois o seu uso apresenta algumas vantagens sendo que a primeira delas é que não necessita de um serviço sendo executado em segundo plano, deixando a máquina com recursos liberados. Para manipular os bancos de dados é usado um executável que fica em uma pasta do sistema dependendo da instalação, que no meu caso fica em "C:\Program Files\Microsoft SQL Server\120\LocalDB\Binn" para o SQL Server 2012.

Outro ponto interessante é você poder rodar bancos em versões diferentes (2008, 2012, 2014, etc.) sem precisar instalar estas versões completas. Cada uma delas possui um engine LocalDB independente.

Como foi colocado no post Conectando aplicações Desktop com Microsoft SQL Server LocalDB é possível conectar aplicações desenvolvidas com a plataforma .NET nestes bancos de uma maneira bem simples e direta.

Outra característica importante é a possibilidade de usar a ferramenta SQL Server Management Studio (SSMS) para trabalhar com as bases de dados usando o Local DB para isso só é necessário informar como endereço do servidor a string (localdb)\mssqllocaldb (se a sua versão for SQL Server 2012 ou mais recente).

Com isto todas as operações que são executadas com os bancos que usam o engine tradicional do SQL Server usando o SSMS também podem ser executadas com as bases usando localdb inclusive restauração de backups, ou seja, basta seguir os mesmos passos.

Em seguida, para restaurar um backup basta clicar no nó referente aos bancos de dados e escolher o comando de restauração de backups.

Se nas opções de restauração não for alterada a localização do banco restaurado, os arquivos do banco que forem restaurados irão ficar por padrão na pasta do usuário logado no Windows que fica geralmente em c:\usuários\.

Se estiver interessado neste recurso vale o lembrete que é possível instalar o SSMS stand alone tanto pelo instalador de qualquer versão do SQL Server como usando um arquivo só com esta ferramenta que pode ser encontrada aqui (versão 2012 para máquinas de 32 bits). Até o próximo post.