Para desenvolvedores de software o aprendizado de novas tecnologias deve ser constante com o risco de, em pouco tempo, ficar fora do mercado de trabalho por conta da sua desatualização.
Mas, se você, como eu, está com um computador velhinho e não pode (ou não quer) comprar um novo, ainda dá para testar tecnologias e algumas ferramentas novas. Só vai precisar de um pouco mais de esforço.
Neste post quero dar algumas ideias sobre como trabalhar com o Dot Net Core e Visual Studio Code em máquinas Windows de 32 bits.
DotNet Core
Segundo o a documentação oficial O .NET Core é uma plataforma de desenvolvimento aberta de uso geral mantida pela Microsoft e pela comunidade .NET no GitHub. Ele é multiplataforma e oferece suporte a Windows, macOS e Linux, e pode ser usado em dispositivos, na nuvem e em aplicativos de IoT.
Na minha visão possui algumas vantagens:
- Multiplataforma
- Trata-se de uma nova implementação para o framework .Net
- Tem padrões melhores e em se tratando de Web é mais aderente aos seus padrões
- Vem sendo rapidamente adotado pelo mercado graças ao fato de ser multiplataforma
- Permite o desenvolvimento com ferramentas leves como o Visual Studio Code
O projeto não tem nenhuma pretensão e serve para testar esta tecnologia e outras como o Dapper.
Máquinas 32 bits - O problema
Tudo começa a ficar mais difícil quando o seu computador de casa começar a ficar obsoleto o que é o meu caso.
Eu estou com um notebook Dell Inspiron com uma versão de 32 bits do Windows instalada. Esta versão não dá suporte para algumas ferramentas e softwares tais como:
- Debug de aplicações com o Visual Studio Code
- Versões mais recentes do SQL Server (a partir da 2016)
- SQL Server Operations Studio
No meu caso mais específico, não consegui depurar minha aplicação usando o comando Debug > Start Debugging ou a tecla F5 conforme o tutorial para Web API com .Net Core recebendo uma mensagem como a abaixo:
Tentar executar sem depurar (Debug > Start Without Debugging ou CTRL+ F5) e o resultado foi o mesmo.
Abordagens para continuar
Se o objetivo for depurar a aplicação com breakpoints e tudo o mais só é possível resolver instalando uma versão 64 bits do Windows, do Linux ou, usar o Visual Studio 2017. Como já foi citado em outro post, você pode usar a Community Edition que é gratuita.
Esta última solução é bem satisfatória e em alguns casos ajudará bastante, embora os recursos da Community Edition sejam limitados.
No entanto se o propósito for executar, sem instalar o Visual Studio é possível fazer isso no Visual Studio Code usando o terminal incorporado.
No caso do meu projeto, com ele aberto dentro do VS Code eu executo o build com o comando:
> dotnet build
Se a compilação for executada com sucesso, basta executar o comando > dotnet run para o projeto iniciar. O terminal irá exibir qual o endereço você deve digitar no seu browser preferido para testar a API.
Ainda não criei coragem para instalar o Linux e, como não tenho uma licença pessoal para a versão x64 do Windows, vou usar esta abordagem por enquanto. Futuramente coloco mais sobre isso aqui. Até a próxima.