E o Arch/Manjaro Linux hein?

Visão geral do Desktop Manjaro Gnome

Seguindo na minha aventura pelo Linux, recentemente cansei do Ubuntu que começou a ficar muito parecido com o Windows. Mais amigável e fácil de usar? Não. Pesado, com atualizações todos os dias e travando o tempo inteiro. Diria que se tornou o jeito errado de implementar uma distribuição.

Como tenho andado curioso com o distribuições Linux (porque como eu disse neste post aqui, comprei um notebook e não uma Air Frier), estava buscando uma distribuição bacana pra rodar algumas ferramentas de desenvolvimento e esbarrei neste vídeo aqui do Fábio Akita falando sobre sistemas operacionais para desenvolvimento e este outro também com o mesmo assunto e acabei conhecendo o Manjaro Gnome.

Desempenho

A primeira coisa que me impressionou foi como o notebook melhorou o desempenho. Fiz minha instalação básica seguindo praticamente as instruções do assistente e fiz poucos ajustes na interface. A duração da bateria chega a 4 horas dependendo do que eu estiver fazendo, inclusive vídeo em full screen e ainda não cheguei a ouvir a ventoninha ligar.

Tive alguns problemas com o navegardor. Estava usando o Firefox que, por algum motivo, começou a ficar muito lento a ponto de travar. Algo que não tinha visto acontecer ainda nem no Linux nem no Windows. Infelizmente precisei partir para outro navegador e estou usando o Chromium com ajustes de privacidade bem restritos e o resultado está muito bom. Sem travamentos e sem consumir memória demais por enquanto.

Algo bem legal que encontrei nesta versão foi o ajuste de desempenho do sistema ao alcance de um simples clique (imagem). Posso fazer ajuste rápido para alto desempenho, equilibrado e economia de energia. Geralmente, quando estou usando a bateria uso este modo que, por enquanto, não me fez sentir nenhuma queda grande de desempenho quando ativado.

Ajuste de desempenho de energia

Ferramentas que estou usando

Como profissionalmente uso um notebook fornecido pela empresa (Windows com toda a parte de hardenização necessária), esta máquina está com algumas opções bem diferentes e muito pessoais. Meus interesses são desde desevolvimento Dot Net Core e SQL Server da Microsoft até Python e Mongo DB, assim, as ferramentas escolhidas refletem estes interesses.

  • Bancos de dados e armazenamento de documentos:
    • Microsoft SQL Server 2019 for Linux - Developer Edition.
    • Mongo DB
  • Editores de código:
    • GEdit (editor nativo do Gnome).
    • Code (pantheon-code).
    • Visual Studio Code.
    • MongoDB Compass.
    • Jupyter Notebook.
  • Linguagens:
    • Python (nativo do Linux)
  • Outras ferramentas:
    • Chromium como navegador.
    • Thunderbird como cliente de e-mail.
    • MuseScore para edição de partituras.
    • Outras ferramentas nativas do Gnome para edição de imagens simples, visualização de PDF, etc.

Visual Studio Code no Linux

Pela lista acima deve ficar claro que não sou heavy user. Porém, atualmente com muitas ferramentas on line, não faz muito sentido ficar instalando tudo localmente, até porque, meu espaço em disco é bem reduzido. Mantive uma instalação do Windows em paralelo, já que outras pessoas usam meu notebook.

Dicas de utilização

Não, não é o ano do desktop do Linux, pode ficar tranquilo. Trata-se mais de uma opção pessoal.

É importante notar que o perfil para essa utilização é totalmente free lance e exploratório, sem muito compromisso com produtividade. Assim, se você precisar usar tendo em vista estes pontos, talvez não seja a melhor opção.

Há muito tempo o Linux deixou de ser um sistema que assusta e que para tudo é necessário abrir um terminal e rodar comandos. Algumas vezes isto será melhor, com mais opções, mas, na maior parte do tempo, consigo fazer tudo usando ferramentas visuais. A propósito, a instalação de pacotes pela ferramenta nativa do Manjaro está bem feita. Boa parte das ferramentas que instalei, com exceção do Visual Studio Code e do SQL Server, foram com a ferramenta gráfica. Assim, recomendo explorar.

Ferramenta para instalação visual de pacotes do Manjaro

Palavras finais

O Manjaro Gnome é baseado na distribuição Arch Linux uma das mais leves, estáveis e "complicadas" no sentido de ter algumas diferenças com relação a distribuições consagradas como Fedora e Debian.

Com isto em mente, se estiver disposto a mudar um pouco de ares e aprender mais sobre este sistema que roda na maior parte dos servidores web quer seja mantendo containeres ou outras ferramentas de suporte às aplicações backend, seja bem vindo e bons estudos. Em breve coloco mais sobre o Manjaro aqui.